Identidade visual: o que é e a importância para seu negócio

Ter uma identidade visual da sua marca pode ser o diferencial que falta para crescer no mercado! Todo mundo tem um conjunto de características, desde o nome até aparência e aspectos da personalidade, o que torna aquela pessoa única e o fazem ser reconhecido pelos outros.

A importância de uma boa identidade visual deve ser visto como prioridade para marcas e empreendimentos como um todo. Afinal, como você ou sua marca será reconhecida sem uma imagem definida?

O que é identidade visual?

É possível atrair ou afastar um cliente antes mesmo que ele resolva comprar seu produto ou serviço, esse é o papel que a identidade visual exerce pelas marcas.

Qual a imagem que ela passa quando a vemos nas ruas, canais de televisão, revistas ou internet? O que sua marca desperta no seu público?

Identidade visual é um conjunto de elementos gráficos e visuais que fazem com que sua marca se torne única, representa os valores e até mesmo como ela vê o mundo e a sociedade.

O conjunto de aspectos vai muito além de um cartão de visita para atrair possíveis clientes de forma esteticamente visual, quanto mais caprichada e compreensível for a estratégia, mais espaço a sua marca ganha no dia a dia do seu consumidor.

Os principais elementos que compõem o desenvolvimento de uma identidade visual são o logotipo, tipografia, paleta de cores, materiais de divulgação (como por exemplo banners, cartazes, etc.) e até mesmo avatar dependendo do público.

Possuir uma boa Identidade Visual é fundamental para uma marca penetrar determinado segmento de mercado de forma sólida e profissional. As marcas são lembradas pelas experiências que proporcionam aos consumidores.

Qual a importância da identidade visual no seu negócio?

Quando feita de forma profissional, ela tem a capacidade de conquistar o público antes mesmo que a pessoa entre na loja (ou no site). Seria esse o famoso “amor à primeira vista”.

Já imaginou se o McDonalds não tivesse logomarca ou uma paleta de cores definida? Ele se perderia em meio aos outros estabelecimentos de Fast Food lá no início, perdendo assim a oportunidade de se destacar e ganhar o coração de pessoas ao redor de todo o mundo.

Ninguém existe sem identidade, e o mesmo funciona para marcas. Ela leva ao reconhecimento e valor de uma marca: quanto maior é a presença dos elementos na vida de alguém, maior será a sensação de proximidade e até mesmo necessidade em relação aos produtos ou serviços oferecidos.

Pense nas marcas que você compra sem pensar duas vezes. Elas, muito provavelmente, trabalharam durante anos de forma extremamente pesada na construção de uma boa e eficiente identidade visual. Com o tempo, aquela identidade ganha um espaço guardado no cérebro do consumidor, transformando o processo de escolha favorável à marca.

De forma subjetiva, a identidade visual é responsável por gerar forte sentimento de identificação, confiança, pertencimento e engajamento em relação às marcas. Quer jeito melhor de crescer e gerar vendas?
ico.

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